O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação é uma
iniciativa criada para estimular a participação social dos estudantes,
dando oportunidade para mostrarem o desenvolvimento e talento na pratica
comunicativa
Através de reuniões periódicas com a coordenação monitores e alunos, os
jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e
produzir conteúdo para a página do site e jornal da associação raízes da
cultura e escolas parceiras do projeto na Educação.O objetivo de tudo
isso é tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a
participação social e o protagonismo.
Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a
redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e
produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordado,
e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de
conversas com pessoas da comunidade.
Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas artigos de opinião,
crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos
que sejam relevantes para os jovens repórteres.
Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro
da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o
restante da sociedade. O intuito é que esses jovens repórteres
desenvolvam projetos,nas coberturas de momentos festivos, sócio
cultural, ou até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e
poderia melhorar. Eles saem pelo cidade e comemorações culturais por
toda cidade e entrevistam os moradores, registram momentos do local,
interagindo com a comunidade.
O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação é uma
iniciativa criada para estimular a participação social dos estudantes,
dando oportunidade para mostrarem o desenvolvimento e talento na pratica
comunicativa
Através de reuniões periódicas com a coordenação monitores e alunos, os
jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e
produzir conteúdo para a página do site e jornal da associação raízes da
cultura e escolas parceiras do projeto na Educação.O objetivo de tudo
isso é tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a
participação social e o protagonismo.
Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a
redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e
produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordado,
e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de
conversas com pessoas da comunidade.
Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas artigos de opinião,
crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos
que sejam relevantes para os jovens repórteres.
Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro
da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o
restante da sociedade. O intuito é que esses jovens repórteres
desenvolvam projetos,nas coberturas de momentos festivos, sócio
cultural, ou até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e
poderia melhorar. Eles saem pelo cidade e comemorações culturais por
toda cidade e entrevistam os moradores, registram momentos do local,
interagindo com a comunidade.
O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação do
governo federal é uma iniciativa criada para estimular a participação
social dos estudantes, dando oportunidade para mostrarem o
desenvolvimento e talento na pratica comunicativa COBERTURA SÃO JOÃO 2013 PROJETO JOVEM REPÓRTER é uma equipe de 40 alunos de
cinco escolas que fazem parte do projeto mais educação do governo
federal em parceria com a assorac associação raízes da cultura o
objetivo é formar jovens que possam resgatar e valorizar as verdadeiras
raizes
O Projeto Jovem Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação do governo federal é uma iniciativa criada para estimular a participação social dos estudantes, dando oportunidade para mostrarem o desenvolvimento e talento na pratica comunicativa Através de reuniões periódicas com a coordenação monitores e alunos, os jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e produzir conteúdo para a página do site e jornal da associação raízes da cultura e escolas parceiras do projeto mais Educação.O objetivo de tudo isso é tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a participação social e o protagonismo. Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordado, e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de conversas com pessoas da comunidade. Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas artigos de opinião, crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos que sejam relevantes para os jovens repórteres. Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o restante da sociedade. O intuito é que esses jovens repórteres desenvolvam projetos,nas coberturas de momentos festivos, sócio cultural, ou até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e poderia melhorar. Eles saem pelo cidade e comemorações culturais por todas as comunidades e entrevistam os moradores, registram momentos do local, interagindo com a comunidade... sendo assim com a chagada de uma das maiores festas do nordeste o são joão a coordenação do projeto a frente o professor, historiador e poeta popular Aziel lima também atual presidente da assorac associação raízes da cultura coordena uma equipe formada por alunos de cinco escolas parceiras do projeto e traz pra você todos os detalhes da maior e melhor festa junina em vídeos e fotos tudo produzido pelos próprios alunos acompanhe ...as
Principais tradições e costumes da maior e melhor Festa Junina
O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação é uma
iniciativa criada para estimular a participação social dos estudantes,
dando oportunidade para mostrarem o desenvolvimento e talento na pratica
comunicativa
Através de reuniões periódicas com a coordenação monitores e alunos, os
jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e
produzir conteúdo para a página do site e jornal da associação raízes da
cultura e escolas parceiras do projeto na Educação.O objetivo de tudo
isso é tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a
participação social e o protagonismo.
Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a
redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e
produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordado,
e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de
conversas com pessoas da comunidade.
Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas artigos de opinião,
crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos
que sejam relevantes para os jovens repórteres.
Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro
da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o
restante da sociedade. O intuito é que esses jovens repórteres
desenvolvam projetos,nas coberturas de momentos festivos, sócio
cultural, ou até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e
poderia melhorar. Eles saem pelo cidade e comemorações culturais por
toda cidade e entrevistam os moradores, registram momentos do local,
interagindo com a comunidade.
O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação é uma
iniciativa criada para estimular a participação social dos estudantes,
dando oportunidade para mostrarem o desenvolvimento e talento na pratica
comunicativa
Através de reuniões periódicas com a coordenação monitores e alunos, os
jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e
produzir conteúdo para a página do site e jornal da associação raízes da
cultura e escolas parceiras do projeto na Educação.O objetivo de tudo
isso é tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a
participação social e o protagonismo.
Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a
redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e
produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordado,
e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de
conversas com pessoas da comunidade.
Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas artigos de opinião,
crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos
que sejam relevantes para os jovens repórteres.
Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro
da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o
restante da sociedade. O intuito é que esses jovens repórteres
desenvolvam projetos,nas coberturas de momentos festivos, sócio
cultural, ou até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e
poderia melhorar. Eles saem pelo cidade e comemorações culturais por
toda cidade e entrevistam os moradores, registram momentos do local,
interagindo com a comunidade.
O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação do
governo federal é uma iniciativa criada para estimular a participação
social dos estudantes, dando oportunidade para mostrarem o
desenvolvimento e talento na pratica comunicativa
O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação do
governo federal é uma iniciativa criada para estimular a participação
social dos estudantes, dando oportunidade para mostrarem o
desenvolvimento e talento na pratica comunicativa
Fogueiras de São João
Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista.
Balões
Tradição trazida pelos portugueses, está relacionada ao uso das fogueiras nas festas juninas. Em Portugal, principalmente na cidade do Porto, soltavam 5 balões para anunciar o início da festa de São João. Em função do risco de incêndio, os balões estão proibidos por lei no Brasil.
Fogos de artifício
De acordo com a tradição popular, os fogos servem para despertar São João. Esta tradição também tem origem em Portugal e ainda é muito comum neste país, além de serem muito usados em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste.
Mastro de São João
Tradição de origem portuguesa, consiste em levantar um mastro com três bandeirinhas na ponta superior, simbolizando cada um dos santos católicos ligados à Festa Junina: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Quadrilha
Tem origem numa dança popular realizada por camponeses europeus durante a Idade Média. Foi trazida para o Brasil no século XIX, onde se fundiu com danças e tradições culturais brasileiras. Representa de forma animada, principalmente, os principais aspectos da vida no meio rural. A quadrilha varia muito de região para região.
Alguns costumes de Festa Junina
- Quermesses: realizadas principalmente no estado de São Paulo. Possuem quadrilha, doces e bebidas típicas, barracas com jogos e diversões, além da tradicional fogueira.
- Festa Junina Nordestina: forró, baião e xote são estilos musicais presentes nas festas. As comidas e bebidas típicas também marcam presença.
- Em Portugal: os costumes principais são: marchas populares, foguetes, sardinha assada.
O que é Cultura:Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura,que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz, etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Cultura na Filosofia
Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada a posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento. Além dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma justificação satisfatória, sobretudo para o próprio. Podemos dizer que há cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação no sentido de aprofundar a posição adotada de modo a poder intervir em debates. Essa dimensão pessoal da cultura, como síntese ou atitude interior, é indispensável.Cultura na Antropologia
Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A cultura como antropologia procura alcançar ou representar o saber experiente de uma comunidade apreendido através da organização do seu espaço, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação
humana
e conceitos médios, chegando àquilo a que podemos chamar a sua alma
cultural no sentido das normas de condutas ideais estéticas e formas de
apresentação, tudo concebido à sua medida. Obtém esses resultados no
cotidiano tanto fortuito como regular, como ainda nas suas expressões de
festa, homenagem e sacrifício.Cultura Popular
A cultura popular é algo criado por um determinado povo, sendo que esse povo tem parte ativa nessa criação. Pode ser literatura, música, arte, etc. A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões.
O significado de Cultura está na categoria: Geral
a redação
O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação é uma
iniciativa criada para estimular a participação social dos estudantes,
dando oportunidade para mostrarem o desenvolvimento e talento na pratica
comunicativa
Através de reuniões periódicas com a coordenação monitores e alunos, os
jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e
produzir conteúdo para a página do site e jornal da associação raízes da
cultura e escolas parceiras do projeto na Educação.O objetivo de tudo
isso é tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a
participação social e o protagonismo.
Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a
redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e
produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordado,
e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de
conversas com pessoas da comunidade.
Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas artigos de opinião,
crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos
que sejam relevantes para os jovens repórteres.
Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro
da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o
restante da sociedade. O intuito é que esses jovens repórteres
desenvolvam projetos,nas coberturas de momentos festivos, sócio
cultural, ou até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e
poderia melhorar. Eles saem pelo cidade e comemorações culturais por
toda cidade e entrevistam os moradores, registram momentos do local,
interagindo com a comunidade.
O Projeto Jovem
Repórter cobertura junina assorac em parceria com o mais educação é uma
iniciativa criada para estimular a participação social dos estudantes,
dando oportunidade para mostrarem o desenvolvimento e talento na pratica
comunicativa
Através de reuniões periódicas com a coordenação monitores e alunos, os
jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e
produzir conteúdo para a página do site e jornal da associação raízes da
cultura e escolas parceiras do projeto na Educação.O objetivo de tudo
isso é tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a
participação social e o protagonismo.
Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a
redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e
produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordado,
e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de
conversas com pessoas da comunidade.
Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas artigos de opinião,
crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos
que sejam relevantes para os jovens repórteres.
Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro
da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o
restante da sociedade. O intuito é que esses jovens repórteres
desenvolvam projetos,nas coberturas de momentos festivos, sócio
cultural, ou até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e
poderia melhorar. Eles saem pelo cidade e comemorações culturais por
toda cidade e entrevistam os moradores, registram momentos do local,
interagindo com a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário