quinta-feira, 23 de abril de 2020

Além de proporcionar oportunidades à participação juvenil, com intuito de que eles desempenhem com responsabilidade e ética suas funções, dando-lhes a oportunidade de desenvolver e colocar em prática seu talento, criatividade e protagonismo, conscientizando-os ainda, de suas habilidades e capacidade profissional.

A ASSORAC (Associação Raízes da Cultura), foi fundada no ano de 2012, na cidade de Campina Grande- PB. Uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo colaborar direto e/ou indiretamente para a valorização da Cultura Popular Brasileira, contribuindo para a participação da comunidade em projetos educacionais, que visam ampliar o acesso democrático à leitura, ao conhecimento, à cultura, e à conscientização, de modo a construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde os cidadãos tenham o direito de opinar, intervir e participar, tornando-se protagonistas e autores da sua própria história.
Além de proporcionar oportunidades à participação juvenil, com intuito de que eles desempenhem com responsabilidade e ética suas funções, dando-lhes a oportunidade de desenvolver e colocar em prática seu talento, criatividade e protagonismo, conscientizando-os ainda, de suas habilidades e capacidade profissional.
A prática metodológica se dá através da realização de reuniões periódicas, debates, rodas de leitura, ações culturais, produção de conteúdo, além do incentivo da visão crítica perante a sociedade, de modo a contribuir para o conhecimento teórico e prático. Utilizando métodos para aproximar crianças e jovens do universo da leitura, da cultura popular brasileira e da comunicação sociocultural
Museu ASSORAC
A Instituição conta com um acervo de referência à Cultura Popular, resultado de diversas pesquisas de campo, realizadas periodicamente. O aluno recebe um pouco de literatura, mas também conhece uma parte da história: o primeiro moinho, o potinho de barro, a cabaça, a balança de precisão, o avanço do rádio, a TV da modernidade comparada às antigas, a máquina de datilografia, a radiola, o fax, o videocassete, o disquete, a máquina de costura e muito mais, tudo isso, para que o jovem possa vivenciar a história contemporânea, mas sem esquecer às suas origens, o seu passado.
Projetos em Ação:
ProBiccg (Projeto Bibliotecas Comunitárias)
O projeto Bibliotecas Comunitárias é uma iniciativa que visa incentivar o hábito da leitura, interagindo com a comunidade, de modo educativo, cultural e recreativo. Apoiando e sendo fonte de pesquisas escolares, eventos culturais, atividades recreativas, oficinas e cursos. Hoje em dia, a ASSORAC mantém quatro bibliotecas comunitárias na cidade de Campina Grande-PB, sendo, duas localizadas no bairro das Malvinas, uma no Mutirão, e outra no bairro Três Irmãs. Os livros didáticos e paradidáticos são fruto de doações e a estimativa é de que tenham aproximadamente 40 mil exemplares, distribuídos nas instituições.
ProCorE (Projeto Cordel nas Escolas)
O projeto atua distribuindo gratuitamente obras da literatura de Cordel, produzidas por Aziel Lima, professor, cordelista, poeta e fundador da ASSORAC. A confecção dos cordéis é feita através de incentivos culturais de comerciantes e empresários locais e posteriormente distribuídos nas escolas, ao mesmo tempo em que são feitas palestras educativas relacionadas aos temas dos respectivos cordéis: “Crack a droga da morte”, “Bullying”, “Alcoolismo”, “DST” e “Tabagismo é coisa séria”. O projeto atua durante todo o ano letivo, levando informação, cultura e conhecimento para dentro do ambiente escolar.
O ProCos (Projeto Cordel Solidário)
O projeto Cordel Solidário consiste em trocar folhetos de literatura de cordel por alimentos não perecíveis, no qual, esses alimentos são destinados às pessoas carentes da comunidade. A confecção do material é feita através de incentivos culturais de comerciantes e empresários locais e produzido por Aziel Lima, idealizador da ASSORAC.
ProJor (Projeto Jovem Repórter)
O Projeto Jovem Repórter, coloca os jovens em contato direto com a dinâmica da comunicação sociocultural, no qual, eles aprendem a redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e produzir a informação. Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas, coberturas jornalísticas, produções de rádio, audiovisual, TV online, dentre outras atividades que sejam relevantes para o projeto e para a comunidade, de modo geral. O intuito é que esses jovens repórteres desenvolvam atividades, nas coberturas de momentos festivos, socioculturais, ou até mesmo façam denúncias de alguma coisa que não anda bem e que poderia melhorar, na sua comunidade.
Programa de Rádio:
“Programa Jovem Repórter- Um olhar além dos muros da Escola”
O “Programa Jovem Repórter- Um olhar além dos muros da Escola” vai ao ar todas as quartas-feiras, das 12h00min às 13h00min, através da Rádio Lagar FM (87.9), no site: olagarnet9.webnode.com, ou no aplicativo da rádio (disponível no Play Store). Na ocasião, são discutidos temas de grande relevância social, a respeito da importância dos trabalhos sociais, o protagonismo juvenil, o crescimento coletivo, o combate às drogas, entretenimento, etc. Toda semana há um convidado diferente, e os assuntos são debatidos pelos jovens repórteres, que levantam questões importantes acerca do trabalho desenvolvido por cada convidado.
twitter siga @raizesdacultura






Nenhum comentário:

Postar um comentário