Projeto Jovem Repórter - Campina Grande/PB
O projeto jovem repórter é desenvolvido voluntariamente pela Associação Raízes da Cultura (ASSORAC), uma organização não governamental sem fins lucrativos, que vem ao longo de 10 anos contribuindo para a valorização da cultura popular brasileira e de suas comunidades produtoras em todos os setores da sociedade, com ênfase no meio educacional e sociocultural.
Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordado, e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de conversas com pessoas da comunidade. Dentre as produções, não estão apenas notícias, mas artigos de opinião, crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos que sejam relevantes para os jovens repórteres. Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o restante da sociedade.
O idealizador do projeto é o professor e poeta Aziel Lima, segundo ele a ideia é de formar vozes nas comunidades. "Um destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o restante da sociedade.
O intuito é que esses jovens repórteres desenvolvam materiais de momentos festivos, sócio cultural e até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e poderia melhorar na sua comunidade."
"Meu propósito através do projeto é promover futuros cidadãos conscientes e protagonistas da sua própria história, disse Aziel.
A redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário