quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BOMBA ...DE QUEM É A BOATE?

 

DE QUEM É A BOATE?

Desde o início da cobertura jornalística sobre a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, que eu vinha estranhando o tom utilizado por algumas autoridades, notadamente os responsáveis pelas investigações, enfatizando de maneira muito cuidadosa que iriam se aprofundar ao máximo no trabalho de identificação dos responsáveis pela morte de centenas de pessoas.

Muitas entrevistas com a temática do "doa em quem doer!"

No princípio, imaginei que houvesse, de fato, pessoas poderosas envolvidas no caso, desde os proprietários do lugar até as vítimas do incêndio, o que deveria gerar uma extrema tensão entre os responsáveis pelos inquéritos, no sentido de intensificar ou suavizar a pressão por Justiça.

Mas eis que surge agora, através das redes sociais e de alguns blogs independentes da região de Santa Maria, uma teoria que explica tudo e, pior, justifica muita coisa.

É que na cidade de Santa Maria, como em qualquer lugar, há o conhecimento público e notório de que o proprietário de fato da boate Kiss é o Deputado Federal Paulo Pimenta, do Partido dos Trabalhadores, que ficou conhecido nacionalmente por ter mantido encontros, onde haveria repassado documentos sigilosos, com o publicitário Marcos Valério no estacionamento do Congresso Nacional durante as audiências do Mensalão.

Seria mais um caso, tão comum no meio - inclusive aqui na Paraíba -, de um político que mascara seus empreendimentos deixando-os sob a guarda de laranjas.

Não acredito, como sugerem alguns jornalistas da região de Santa Maria, que toda a diligência da presidente Dilma e de setores da administração federal em acorrer a Santa Maria para acompanhar o caso seja parte de uma grande "operação abafa", mas é extremamente temerário que estejam sendo identificados problemas graves na investigação, como o completo sumiço de câmeras de segurança que deveriam estar intactas e de todos os computadores, arquivos e documentos do escritório, também intacto, além do fato de que até a noite de ontem as autoridades policiais encarregadas da investigação não tivessem sequer enviado ofício ao Corpo de Bombeiros solicitando informações sobre as condições do local no tocante à segurança e prevenção de acidentes.

Mas algo que me pareceu ASSUSTADOR aconteceu no âmbito do Congresso Nacional - sempre lá. É que o presidente da Câmara dos Deputados, o petista gaúcho Marco Maia, que deixa o cargo no próximo dia 04 de fevereiro, apressou-se em criar uma comissão parlamentar para acompanhar a apuração da tragédia e indicou como coordenador da comissão adivinhe quem: PAULO PIMENTA, o suspeito de ser o verdadeiro dono da boate.

Espero, sinceramente, que seja apenas mais um boato de internet, mas se não for, será mais uma ótima oportunidade para que as redes sociais mostrem sua força...

TJ-PB manda Assembleia Legislativa votar empréstimo da Cagepa

TJ-PB manda Assembleia Legislativa votar empréstimo da Cagepa

 

TJ-PB manda Assembleia Legislativa votar empréstimo da Cagepa
O Tribunal de Justiça decidiu ontem por unanimidade que a Assembleia Legislativa terá de votar em plenário o projeto de lei do governo do Estado que pede autorização para avalizar um pedido de empréstimo da Cagepa, da ordem de R$ 150 milhões.
O projeto havia sido arquivado porque a Mesa da Assembleia entendeu que o governo necessitaria de quórum qualificado para derrubar um parecer da Comissão de Orçamento.

O líder da bancada governista, deputado Hervázio Bezerra (PSDB), impetrou um mandado de segurança contra o arquivamento do projeto, sustentando a tese de que bastaria apenas a maioria simples para votar a matéria. O relator do processo foi o desembargador Fred Coutinho, que em seu voto considerou não existir amparo legal para a exigência do quórum qualificado.

O voto do relator tomou como base a Constituição do Estado, que estabelece maioria absoluta para a votação de matérias na Assembleia Legislativa. Segundo ele, o próprio Regimento Interno da Casa só exige quórum qualificado para a rejeição de pareceres da Comissão de Constituição e Justiça e não da Comissão de Orçamento.

A sessão de julgamento foi acompanhada pelo líder do governo, Hervázio Bezerra, e pelo procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro. O procurador da Assembleia Legislativa, Abelardo Jurema Neto, que também estava presente, não soube informar se vai recorrer da decisão. “Somente após a leitura do acórdão de forma mais detida é que a gente vai decidir se haverá recurso. Provavelmente sim, mas a gente vai esperar a publicação do acórdão”, afirmou.

Já o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, comemorou a decisão do Tribunal de Justiça de mandar desarquivar o projeto do empréstimo da Cagepa. Ele disse que não faz sentido a Comissão de Orçamento exigir quórum qualificado para derrubar os seus pareceres. “Nós achamos que é uma incongruência uma comissão ter superpoderes, ter mais poderes do que o colegiado. Isso fere o princípio do republicanismo”, destacou.


Fonte: Jornal da Paraíba

Médico explica o que é a pneumonia química e os cuidados que devem ser tomados depois do incêndio

 

A maior parte das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, não morreu por causa do fogo, e sim em decorrência da fumaça tóxica produzida pela queima do poliuretano do isolamento acústico. Ao inalar essa fumaça, cheia de compostos altamente venenosos, como o monóxido de carbono e o gás cianídrico, as pessoas perdem a consciência em poucos minutos. Nos casos mais graves, podem morrer.
Entre os que escaparam, há o risco de desenvolver, no prazo de dias depois do incêndio, uma pneumonia química. Ela é causada pelas substâncias químicas inaladas que se instalam nos alvéolos pulmonares, minúsculos sacos de ar que promovem a troca entre o oxigênio que respiramos e o gás carbônico que produzimos. Os álveolos são invadidos por células de defesa tentando combater as substâncias nocivas ao corpo, e esse processo faz com que eles se encham de líquido, levando à asfixia. Nos vídeos abaixo, o pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, explica todo o processo de intoxicação e fala por que é importante o acompanhamento até das vítimas que aparentemente escaparam ilesas da tragédia.

Criança segue refém de homem armado no Alabama, nos EUA

 

Criança segue refém de homem armado no Alabama, nos EUA

Jimmy Lee Dykes, 65, mantinha garoto em 'bunker' subterrâneo em casa.
Ele invadiu ônibus escolar e matou motorista na terça (29).

Uma criança de 5 anos seguia como refém de um homem armado no estado do Alabama, nos Estados Unidos, na manhã desta quinta-feira (31), após ser sido rendida na terça-feira (29), segundo a Associated Press. O homem invadiu um ônibus escolar, matou o motorista e sequestrou o menino, levando-o para um "bunker" no porão de sua casa na cidade de Midland City.
A vizinhança permanecia em vigília desde o tiroteio de terça, quando o homem fugiu para o abrigo com a criança. No local, há eletricidade, comida e TV.
Nesta quinta, dezenas de carros de polícia levaram agentes do FBI para a propriedade, cercando o local. Pelo menos uma ambulância também estava estacionada nas proximidades, além de dezenas de carros de equipes de TV.
Oficiais armados cercam a casa do homem que sequestrou menino de 5 anos no Alabama em foto desta quarta-feira (30) (Foto: Mickey Welsh/Montgomery Advertiser/AP)

 

As rodovias locais tiveram sua circulação interrompida, e casas na região foram evacuadas depois que as autoridades encontraram um artefato que se pensou ser uma bomba na propriedade. Equipes da Swat estavam no local, cercando a casa, além de negociadores da polícia, que tentavam libertar a criança de forma segura. As escolas nas vizinhanças cancelaram as aulas devido à situação com refém.
Entretanto, nesta manhã a situação permanecia inalterada. Os negociadores permaneciam em contato com o sequestrador. Nesta quarta, a polícia informou que aparentemente a criança não havia sido ferida.
Ainda de acordo com a AP, o menino tem passado o tempo assistindo TV. Autoridades chegaram a enviar medicamentos para o menino pelo bunker, depois que o sequestrador autorizou a operação.
Policiais cercam nesta quarta-feira (30) o ônibus em que ocorreu o incidente no Alabama (Foto: AP)Policiais cercam nesta quarta-feira (30) o ônibus em que ocorreu o incidente no Alabama (Foto: AP)
O homem foi identificado como Jimmy Lee Dykes, de 65 anos, por seus vizinhos. Ele se mudou para a propriedade rural há mais de um ano. Segundo vizinhos, não demorou para que ele ganhasse uma reputação de instável e violento, ameaçando seus vizinhos e sendo violento com animais
Segundo autoridades e grupos antiódio, ele seria um veterano da guerra do Vietnã com posições políticas "anti-EUA".
Ele era considerado o "louco" da vizinhança e, nesta quarta, deveria comparecer ao tribunal para responder à acusação de ter atirado contra seus vizinhos.
Ainda não estava claro se ele tinha alguma ligação com a criança.
Foto sem data mostra o motorista de ônibus Charles Albert Poland Jr., de 66 anos, morto por atirador no Alabama (Foto: Reuters)Foto sem data mostra o motorista de ônibus
Charles Albert Poland Jr., de 66 anos, morto por
atirador no Alabama (Foto: Reuters)
O motorista morto foi identificado como Charles Albert Poland Jr., de 66 anos. Ele foi celebrado como herói pela vizinhança ao dar sua vida para proteger os 21 estudantes que estavam no ônibus.
De acordo com as autoridades, a maior parte das crianças foi para os fundos do veículo quando o atirador invadiu o local e disse que queria dois meninos com idades entre 6 e 8 anos.
Enquanto o atirador entrava no ônibus, o motorista tentou bloqueá-lo com seu braço. Foi quando o suspeito atirou quatro vezes contra o motorista, pegou o menino e fugiu.

Lula quer o PSB como vice de Dilma em 2014

 

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já fala do desejo de lançar o governador Eduardo Campos (PSB-PE) como vice de Dilma Rousseff na disputa presidencial de 2014, segundo reportagem da Folha.
Como a vaga é hoje ocupada pelo PMDB, o PT negociaria o cargo em troca do apoio a Gabriel Chalita ao governo de São Paulo. O peemedebista foi candidato à prefeitura de São Paulo na eleição de 2012.
O atual vice de Dilma, Michel Temer (PMDB-SP), ainda não teria sido consultado sobre o assunto, mas tudo indica que haverá resistências. O partido está prestes a assumir o controle do Senado e da Câmara e dificilmente abriria mão do cargo de vice.
O governador de Pernambuco questionou a aliança PT-PMDB na disputa presidencial de 2014. "Há um grande risco para quem monta coalização para governar quando a aliança política não corresponde à aliança social feita para ganhar a eleição. Acho que a expressão que o PMDB começa a tomar nessa aliança é muito maior do que o que o PMDB representa na sociedade brasileira e isso, um dia, é resolvido pelos políticos ou pelo povo."
"A gente já viu, em outros momentos, alianças políticas que foram feitas em determinadas conjunturas e que tentaram impor à sociedade a sua manutenção e o povo rapidamente não consentiu e a desmontou", afirmou o governador, ao lembrar que em 1986 o PMDB elegeu governadores de todos os demais Estados do Brasil, exceto em Sergipe, onde o PFL venceu a eleição com Antônio Carlos Valadares.
Por trás da mudança, Lula tem o interesse de acabar com a hegemonia do PSDB no governo de São Paulo. Como ex-tucano, Chalita poderia atrair eleitores de Alckmin.

Por causa da seca, Carnaval acontecerá em apenas oito cidades na PB; saiba programações Para você curtir a folia, o Portal Correio fez um balanço das melhores festas realizadas em todo o Estado

Divulgação
Carnaval 2013
Por causa da situação de emergência em 196 cidades da Paraíba por causa da seca, a festa de Carnaval em 2013 acontecerá em apenas oito delas. Os municípios resolveram não realizar a festa momesca neste ano, como é o caso de Catolé do Rocha e Patos, porque o Tribunal de Contas do Estado recomenda que não sejam feitos gastos excessivos com eventos festivos.
Artistas de renome nacional participarão dos eventos em várias cidades do Estado. Alceu Valença, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Xexéu, André Rios, Aviões do Forró, Garota Safada, Saia Elétrica, Bikini Cavadão, animarão foliões de João Pessoa, Cajazeiras, Conde e Lucena. Além destas, Rio Tinto, Coremas, Baía da Traição e Campina Grande realizarão festas tradicionais e blocos privados.
Como João Pessoa fica próximo a Recife (122 quilômetros), considerado um dos principais pólos do Brasil, o evento tem uma tradição diferente: é concentrado na folia pré-carnavalesca. Blocos como o 'Virgens de Tambaú' e o 'Muriçocas do Miramar' arrastam milhares de foliões dias antes do feriado. Para quem pode gastar um pouco mais, as alternativas são Rio de Janeiro e Salvador.
Para você curtir a folia, o Portal Correio fez um balanço das melhores festas realizadas na Paraíba.
Confira abaixo:
João Pessoa
O Carnaval 2013 ‘João Pessoa de todos os ritmos’ terá início nesta quinta-feira (31) e vai até o dia 12 de fevereiro. A abertura contará com a animação de um dos nomes mais importantes da música brasileira, Alceu Valença. Serão cerca de 220 horas de festejos só no Folia de Rua e a expectativa do evento é reunir mais de um milhão de foliões, segundo estimativa informada pelo presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato Batista (Bola).
Outros nomes como Daniela Mercury, Gaby Amarantos e Elba Ramalho também foram confirmados pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo. Segundo ele, vão ser investidos mais de R$ 2 milhões no evento carnavalesco. "O carnaval 2013 será um carnaval modelo de investimento, com a semana carnavalesca mais animada do Brasil", disse Cartaxo.
Clique aqui e confira programação de João Pessoa
Além do cantor pernambucano, a programação para a abertura do evento, que acontecerá no Ponto de Cem Réis, contará ainda com a animação das três últimas rainhas do carnaval - Renata Arruda (2010), Diana Miranda (2011) e Gracinha Teles (2012). No palco principal, o trio cantará as músicas de maior sucesso da carreira das paraibanas. A noite ainda contará com a participação da Orquestra PBpop e de grupos de ala ursas e de cultura popular.
Entre os dias 09 e 12 de fevereiro, acontecerá o Carnaval Tradição, com o desfile das escolas de samba e tribos indígenas na Avenida Duarte da Silveira.
Alceu Valença




Campina Grande
A cidade de Campina Grande não tem a tradição de promover a festa de carnaval. Neste período do ano, a Rainha da Borborema recebe diversos eventos religiosos que reúnem milhares de pessoas na cidade. São diferentes tradições com um mesmo objetivo: refletir sobre temas contemporâneos através das crenças.
O mais antigo deles é o Movimento de Integração do Espírita Paraibano (MIEP) que este ano completa 40 anos e acontece de 09 a 13 de fevereiro. O MIEP é o evento doutrinário mais antigo da Paraíba, não tem fins lucrativos e caracteriza-se por sua independência financeira, sendo auto-sustentável graças às inscrições de seus participantes e a doações anônimas de espíritas e simpatizantes, não recebendo nenhum auxílio financeiro de instituições governamentais ou políticas para sua realização.

Rússia diz que ataque israelense na Síria viola estatuto da ONU

 

Rússia diz que ataque israelense na Síria viola estatuto da ONU

País se disse preocupado com as informações sobre o bombardeio.
Hezbollah libanês afirmou que ataque revela 'as origens' do conflito sírio.

 O governo da Rússia manifestou preocupação nesta quinta-feira (31) com as informações sobre um bombardeio israelense em território sírio indicou que condenaria o ataque, no caso de confirmação.

"A Rússia está muito preocupada com as informações sobre um bombardeio da aviação israelense na Síria, perto de Damasco", afirma um comunicado do ministério das Relações Exteriores.
"Caso a informação seja confirmada, isto significa que aconteceu um bombardeio sem nenhuma justificativa no território de um Estado soberano, o que viola grosseiramente a carta da ONU e é inaceitável, independente do motivo", completa a nota.
"Estamos adotando medidas de urgência para esclarecer a situação nos mínimos detalhes".
"Pedimos novamente o fim da violência na Séria, sem intervenção estrangeira - o que seria inadmissível -, e o início de um diálogo sírio baseado nos acordos de Genebra de 30 de junho de 2012", conclui o comunicado da chancelaria.
A Síria anunciou na quarta-feira (30) que a aviação israelense havia "bombardeado diretamente" um centro de pesquisa militar situado entre Damasco e a fronteira libanesa.
Questionado pela AFP, um porta-voz do exército israelense se negou a fazer comentários.
Entrevistado pela rádio pública, o ministro das Finanças de Israel, Yuval Steinitz, membro do gabinete de segurança, se negou a comentar a notícia.
"Em geral, Israel nem desmente nem confirma este tipo de atividade militar por motivos de segurança", declarou Tzahi Hanegbi, um deputado do Likud, ligado ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Aliados
O Hezbollah libanês, aliado do regime de Damasco, afirmou nesta quinta que o bombardeio israelense de um centro militar na Síria revela "as origens" do conflito sírio.
Em um comunicado, o movimento xiita armado "constata que este ataque revela as origens do que acontece na Síria há dois anos e os objetivos criminosos que buscam destruir este país e seu exército para debilitar seu papel central na resistência e concluir o grande complô contra nossos povos árabes e muçulmanos".
O Hezbollah "condena com força esta nova agressão sionista contra a Síria". O texto faz referência ao primeiro ataque israelense na Síria desde que, em março de 2011, explodiu uma revolta popular contra o regime sírio que virou conflito armado. Segundo a ONU, mais de 60.000 pessoas morreram desde então.
O Hezbollah expressa sua "total solidariedade com a Síria, seu governo, seu exército e seu povo".

PB: Tribunal de Justiça aplica pena de 'Censura' a magistrado acusado de negligência pela Corregedoria

 


PB: Tribunal de Justiça aplica pena de 'Censura' a magistrado acusado de negligência pela Corregedoria



O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu, por unanimidade, aplicar pena de “Censura” ao juiz Adhemar de Paula Leite Ferreira, acusado de negligência no cumprimento dos deveres funcionais previstos na Lei Orgânica da Magistratura – Loman. O processo administrativo disciplinar decorreu de uma acusação formal apresentada pela Corregedoria Geral, depois de várias correições na 7º Vara Cível da Comarca de Campina Grande, constatando-se, segundo o entendimento da relatora, que houve inércia do magistrado em relação a vários processos que tramitam naquela vara, deixando de cumprir deveres do cargo.

Em seu voto a relatora, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, enfatizou, de acordo com os dados da Corregedoria, que o acervo de processos conclusos para o magistrado com excesso de prazo, seja para despacho, seja para sentença, demonstra, de forma explícita, inércia e negligência do representado na condução dos processos sob sua responsabilidade, o que vem gerando inúmeras reclamações dos advogados que patrocinam ações, junto à 7ª Vara Cível de Campina Grande.

Outro fato que chamou a atenção da relatora, conforme consta nos autos, foram as informações levantadas em uma das inspeções perante a serventia. “O magistrado só realiza audiências um único dia da semana, na quarta-feira”, e que, “não comparece ao expediente forense todos os dias”. Apurou-se ainda que entre dezembro de 2009 e maio de 2010, em cinco meses, foram prolatadas apenas27 sentenças de mérito, porquanto as demais são sentenças homologatórias, e também, sentenças padrão em processos de Seguro Dpvat”.

Em sua defesa o magistrado sustentou que foi acometido, no ano de 2008, em duas ocasiões distintas, por uma uveíte, doença que atinge os olhos, cujo tratamento exigiu disciplina e sacrifícios, como a utilização de colírios e pilulas em intervalos rigorosos de duas horas, gerando efeitos colaterais, como diminuição do ânimo e da disposição. Afirmou que em nos anos de 2009 e 2010, instalou-se em seu organismo um câncer, exigindo tratamento mais específico que lhe trouxe um estado de depressão mental, provocando seu afastamento várias vezes da atividade jurisdicional.

“Restando, pois, estatística e documentalmente comprovada nos autos a reiterada negligência do magistrado/acusado no cumprimento dos deveres funcionais previstos nos incisos I, II, III, do art. 35, da Loman; e não servindo as justificativas apresentadas em sua defesa para afastar as responsabilidades que lhe são imputadas, deve ser julgada procedente a acusação, para impor ao juiz a pena de “Censura”, concluiu a relatora.
Fonte: TJPB

Segurança apresenta Plano Operacional para Carnaval 2013 na Paraíba

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, e gestores dos órgãos incluídos na pasta (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) divulgam, nesta quinta-feira (31) o Plano Operacional Integrado para o Carnaval 2013.

As ações irão abranger toda Paraíba durante as prévias carnavalescas e também nos dias de carnaval. Elas serão apresentadas às 9h, na sede da própria Secretaria, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.



Data: 31/01/2013

Hora: 9h

Local: Sala de reuniões do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) – na Secretaria da Segurança e da Defesa Social – Avenida Hilton Souto Maior, s/n, Mangabeira – João Pessoa/PB
Fonte: Secom-PB

Trote para o Corpo de Bombeiros se torna investigação criminal em Patos

O comandante do 4º Batalhão do Bombeiro Militar em Patos, Major Saulo, levou para o conhecimento das autoridades jurídicas uma questão de trote que vem atrapalhando em demasia os trabalhos do Batalhão. O número telefônico já foi identificado e um inquérito judicial foi movido para punir o “cidadão” que está praticando o ato.
Segundo Major Saulo, o mesmo número telefônico vem insistentemente ocupando o número telefônico de emergência 193. “Foram mais de 200 ligações no dia de ontem (terça-feira, dia 29) e mais de 300 nesta quarta-feira. As ligações começaram na madrugada e prosseguiram por todo o dia”, confessou Saulo.
Em decorrência da insistência do trote, o 4º Batalhão, através do seu comando, fez parceria com o 3º Batalhão de Polícia Militar – 3º BPM e a população que precisar dos serviços dos bombeiros pode ligar para o número 190 e solicitar a presença do Corpo de Bombeiros quando for necessário.
O "cidadão" que vem realizando os trotes está pondo em risco várias pessoas que precisam verdadeiramente dos serviços do Bombeiros. Duas ocorrências, uma por vazamento de gás e outra de incendio veicular em Santa Gertrudes, foram atrapalhadas e por pouco não teve consequencias mais graves devido aos trotes.
O número telefônico que vem atrapalhando os serviços dos Bombeiros já está nas mãos da Polícia Civil do Estado e também do Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis diante do caso.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

voce sabia ronaldo cunha lima ...biblioteca comunitária poeta ronaldo cunha lima

 a biblioteca comunitária poeta ronaldo cunha lima bairro 3 irmães localizada no clube de mulheres silvia cunha lima,vem fazendo grande diferença na comunidade no que se diz respeito ao acesso a leitura, mesmo sem incentivo de mucipio ou estado, o projeto de bibloitecas comunitárias idealizado e cordenado pelo poeta aziel lima já conta com 5 bibliotecas em andamento nas comunidades campinense,
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire
 mais realização da assorac associação raízes da cultura




Em memória ao poeta Ronaldo Cunha Lima
Silêncio, violão, fala baixinho,
recorda que já foste encarcerado.
E agora já não mais tens ao teu lado
quem te soltou, movendo um habeas-pinho.
Mas vê: se novamente algum vizinho
for reclamar por ser incomodado
com teus acordes, indo ao delegado
prestar queixa de ti, há um caminho
que mesmo port-mortem tomarão
os poetas maiores, com respaldo
em lei superior, como Ronaldo,
que mandará do Além, onde está vivo,
desta vez habeas-corpus preventivo
contra qualquer mandado de prisão.
Dirceu Rabelo
Gravatá-PE, 14/07/2012
Abaixo, seguem os versos de Ronaldo Cunha Lima ao juiz:
Habeas-Pinho
Senhor Juiz,
O instrumento do “crime”que se arrola
Nesse processo de contravenção
Não é faca, revolver ou pistola,
Simplesmente, Doutor, é um violão.
Um violão, doutor, que em verdade
Não feriu nem matou um cidadão
Feriu, sim, mas a sensibilidade
De quem o ouviu vibrar na solidão.
O violão é sempre uma ternura,
Instrumento de amor e de saudade
O crime a ele nunca se mistura
Entre ambos inexiste afinidade.
O violão é próprio dos cantores
Dos menestréis de alma enternecida
Que cantam mágoas que povoam a vida
E sufocam as suas próprias dores.
O violão é música e é canção
É sentimento, é vida, é alegria
É pureza e é néctar que extasia
É adorno espiritual do coração.
Seu viver, como o nosso, é transitório.
Mas seu destino, não, se perpetua.
Ele nasceu para cantar na rua
E não para ser arquivo de Cartório.
Ele, Doutor, que suave lenitivo
Para a alma da noite em solidão,
Não se adapta, jamais, em um arquivo
Sem gemer sua prima e seu bordão
Mande entregá-lo, pelo amor da noite
Que se sente vazia em suas horas,
Para que volte a sentir o terno açoite
De suas cordas finas e sonoras.
Liberte o violão, Doutor Juiz,
Em nome da Justiça e do Direito.
É crime, porventura, o infeliz
Cantar as mágoas que lhe enchem o peito?
Será crime, afinal, será pecado,
Será delito de tão vis horrores,
Perambular na rua um desgraçado
Derramando nas praças suas dores?
Mande, pois, libertá-lo da agonia
(a consciência assim nos insinua)
Não sufoque o cantar que vem da rua,
Que vem da noite para saudar o dia.
É o apelo que aqui lhe dirigimos,
Na certeza do seu acolhimento
Juntada desta aos autos nós pedimos
E pedimos, enfim, deferimento.

Conta-se que o juiz, por sua vez, despachou utilizando a mesma linguagem do poeta:
Recebo a petição escrita em verso
E, despachando-a sem autuação,
Verbero o ato vil, rude e perverso,
Que prende, no Cartório, um violão.
Emudecer a prima e o bordão,
Nos confins de um arquivo, em sombra imerso,
É desumana e vil destruição
De tudo que há de belo no universo.
Que seja Sol, ainda que a desoras,
E volte à rua, em vida transviada,
Num esbanjar de lágrimas sonoras.
Se grato for, acaso ao que lhe fiz,
Noite de luz, plena madrugada,
Venha tocar à porta do Juiz.